Valor de marca é o que mais cresce no futebol brasileiro na ‘era Allianz Parque’ (2014-2018)

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Na “era Allianz Parque”, iniciada em 2014 com a inauguração do estádio, o valor de marca do Palmeiras foi o que mais cresceu entre os clubes brasileiros.

É o que mostra um estudo da consultoria BDO, publicado nesta quinta-feira pelo jornal Valor Econômico.

De acordo com o documento, o valor de marca do Verdão aumentou 165% nos últimos quatro anos, indo de R$ R$ 576,1 milhões em 2014 para R$ 1.529,4 bilhão em 2018.

Desde que a arena foi concluída, a agremiação foi campeã da Copa do Brasil 2015 e do Brasileiro 2016. No ano passado, foi vice do Brasileiro, e, na atual temporada, lidera a competição nacional, com 89% de chance de título.

Confira na tabela:

O crescimento do Palmeiras foi maior do que o de todos os rivais paulistas do Alviverde juntos, já que o Corinthians variou +41%, o São Paulo +36% e o Santos +2%.

Já em número absoluto, o Flamengo segue como líder disparado, com valor de marca avaliado em R$ 1.952,1 bilhão.

A variação da equipe rubro-negra no período analisado foi de +94%, o 2º maior depois do Palmeiras.

Outro clube que viu seu valor de marca disparar no mesmo período foi o Botafogo, com um crescimento de 77%.

Entre todas as equipes analisadas pelo estudo da BDO, a única que viu seu valor de marca diminuir foi o Coritiba, com queda de 3% no valor de marca.

No geral, houve crescimento de 45% entre os 40 times pesquisados, chegando a um valor acumulado de R$ 10,9 bilhões.

A análise da consultoria usa mais de 30 variáveis para chegar aos valores, incluindo dados financeiros históricos, dados de marketing esportivo, hábitos de consumos dos torcedores e engajamento em mídias sociais.

Gustavo

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