Presidente da FERJ deseja reviver fórmula antiga do Campeonato Carioca

Ideia de Rubens Lopes é campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio decidirem Estadual

Em um programa no canal Fox Sports nesta sexta-feira, Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), declarou que, para o Campeonato Carioca de 2020, planeja acabar com fase semifinal e retornar à formula antiga, onde os vencedores da Taça Guanabara (primeiro turno) e da Taça Rio (segundo turno) decidiriam o Estadual e se uma equipe vencesse as duas fases, conquistaria o título de forma direta.

“A nossa ideia é que o clube que ganhou a Taça Guanabara e o clube que ganhou a Taça Rio façam a final. E se o mesmo clube ganhar as duas taças, será declarado campeão carioca automaticamente”, explicou o dirigente, que, no entanto, condicionou a mudança ao desejo dos clubes particpantes.

“Esta é uma proposta, mas nós dependemos do entendimento dos clubes. São eles que decidem”, complementou.

Rubens Lopes reconheceu que a atual fórmula, onde o campeão de cada turno disputa uma fase semifinal com outras duas equipes com maior número de pontos, tem suas falhas. Segundo o mandatário da FERJ, ela foi uma imposição da emissora detentora dos direitos de transmissão do Carioca.

“A crítica ao campeonato foi muito intensa nos últimos anos. Quero deixar claro que quem pediu, falou e gostou que existisse final foi a televisão. E eu preciso de duas finais, ora, então preciso ter semifinal por questão de calendário”, esclareceu.

O próximo Campeonato Carioca se inicia na segunda quinzena de janeiro do ano que vem. Com duas vitórias de 2 a 0 sobre o Vasco, o Flamengo levantou, em 2019, pela 35ª vez na história, o troféu do certame. O Rubro-Negro é o maior vencedor do torneio. Em seguida, com 31 títulos, vem o Fluminense. O Gigante da Colina se tornou campeão estadual por 24 ocasiões e o Botafogo completa a lista dos quatro grandes com 21 taças.  América (sete vezes), Bangu (duas vezes), São Cristóvão e Paysandu (uma vez cada) completam o ranking dos vencedores do Estadual do Rio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa Cookies para aperfeiçoar a experiência dos leitores. Aceita continuar? Aceito Ler mais sobre isso