Para analista, tabela do Brasileirão favorece quatro equipes na busca pelo título

0

No próximo dia 14 de abril, será dado o pontapé inicial para mais um Campeonato Brasileiro, mas, antes mesmo de a bola rolar, uma polêmica agita os bastidores. Em entrevista concedida ao portal Gazeta do Povo, do Paraná, o engenheiro Horácio Nelson Wendel, técnico especialista na formatação de disputas esportivas, assegura que a tabela, divulgada no último dia 05 de fevereiro, apresenta um favorecimento a quatro equipes na luta pelo título.

Segundo Wendel, em um primeiro escalão, a distribuição dos jogos é perfeita para Flamengo e Palmeiras darem uma arrancada no início. O Verdão de Paletra Itália ainda seria mais recompensado um pouco mais à frente.

“O Flamengo joga seis vezes no Rio de Janeiro em sete rodadas seguidas, entre as rodadas 8 e 14, um impulso importante na metade do primeiro turno. O Palmeiras tem cinco jogos em São Paulo em seis rodadas seguidas entre as rodadas 2 e 7 e repete cinco jogos seguidos em São Paulo em seis rodadas seguidas, entre as rodadas 27 e 32, um bônus nos dois turnos”.

Além do Rubro-Negro Carioca e do Alviverde Paulista, o Atlético-MG e o Fluminense também seriam favorecidos pela tabela do Brasileirão. De acordo com o estudo apresentado por Nelson Wendel, tanto o Galo Mineiro quanto o Tricolor do Rio Janeiro jogariam, por sete rodadas, seis vezes seguidas dentro de suas respectivas sedes.

Ao todo, o engenheiro apresenta 104 erros na formatação das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2018, representando um percentual de 27,4% das 380 partidas do certame.

Esses equívocos podem crescer, graças a uma decisão do último Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que autoriza a venda de mandos de campos para outras praças. Dessa forma, o América-MG, por exemplo, ao invés de enfrentar o Corinthians, atual campeão da Série A, no Independência, em Belo Horizonte, pode levar o confronto para a cidade de Londrina, interior do Paraná, reduto de torcedores dos clubes paulistas.

Outra medida foi a liberação do uso de grama sintética, algo exclusivo, até o momento, da Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR, em Curitiba.

O Campeonato Brasileiro se encerra no dia 02 de dezembro. Confira, abaixo, a primeira rodada da competição:

Cruzeiro x Grêmio – Mineirão – Belo Horizonte/MG
Atlético-PR x Chapecoense-SC – Arena da Baixada – Curitiba/PR
América-MG x Sport – Independência – Belo Horizonte/MG
Vitória x Flamengo – Barradão – Salvador/BA
Vasco da Gama x Atlético-MG – São Januário – Rio de Janeiro/RJ
Botafogo x Palmeiras – Nilton Santos – Rio de Janeiro/RJ
São Paulo x Paraná – Morumbi – São Paulo/SP
Santos x Ceará – Vila Belmiro – Santos/SP
Corinthians x Fluminense – Arena de Itaquera – São Paulo/SP
Internacional x Bahia – Beira-Rio – Porto Alegre/RS

Para saber a tabela completa da Série A, basta acessar o seguinte link do site oficial da CBF: https://cdn.cbf.com.br/content/201802/20180205180936_0.pdf

Entenda o regulamento do Brasileirão 2018:

Assim como ocorre desde a temporada de 2003, o Campeonato Brasileiro será disputado no sistema de turno e returno, ficando com o título, a equipe que somar o maior número de pontos.

Os quatro últimos serão automaticamente rebaixados. Os seis melhores colocados garantirão presença na Taça Libertadores da América do ano que vem e, do sétimo ao 12º, estarão na Copa Sul-Americana de 2019.

Gostou da matéria? Então siga-nos

Comentários
Carregando comentários...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Conheça nossas políticas