Lendário treinador de Grêmio e Botafogo, Valdir Espinosa morre no Rio

Profissional do futebol também dirigiu outros grandes clubes do Brasil e do exterior

Dia triste para o futebol. Na manhã desta quinta-feira, decorrente de complicações após sofrer uma cirurgia na região abdominal, o ex-treinador Valdir Espinosa, de 72 anos, faleceu no Rio de Janeiro.

Treinador com passagens por grandes clubes do Brasil, como Flamengo, Fluminense, Vasco, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Portuguesa, além de equipes da Arábia Saudita e do Paraguai, Espinosa teve dois grandes momentos na carreira. Em 1983, levou o Grêmio ao primeiro título da Taça Libertadores e ao Mundial de Clubes. Seis anos depois, comandou o Botafogo no Campeonato Carioca, acabando com mais de duas décadas de jejum da agremiação de General Severiano. Atualmente, estava de volta ao Glorioso, ocupando a função de gerente-executivo de futebol.

Técnico do Grêmio, Renato Portaluppi escreveu uma nota, lamentando o falecimento de Valdir Espinosa. O então camisa 7 do título mundial da equipe gaúcha, quando marcou os dois gols na vitória de 2 a 1 sobre o Hamburgo, da Alemanha, em Tóquio, no Japão, disse ter perdido o seu “segundo pai” e acredita que, de longe, o amigo continuará olhando por todos.

Herói do título botafoguense em 1989, Maurício, que, assim como Renato, usava a 7 como jogador, também prestou suas homenagens ao ex-treinador.

“Valdir Espinosa era um treinador muito inteligente, passava segurança para os atletas. Ele pedia para a gente explorar o nosso potencial. Notícia que pegou todos nós de surpresa, estou muito abalado. Um baque, saber que meu professor se foi”, disse à Rádio Brasil, do Rio.

Além de técnico e gerente de futebol, Valdir Espinosa também trabalhou como comentarista de TV e de rádio. O velório será no salão nobre da sede do Botafogo, em General Severiano, das 15 às 22 horas (de Brasília). Não há informações sobre o enterro.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa Cookies para aperfeiçoar a experiência dos leitores. Aceita continuar? Aceito Ler mais sobre isso

Políticas de privacidade e Cookies