Fluminense comemora aniversário de título marcante de sua história

O dia 02 de agosto de 2022 é dia de festa nas Laranjeiras. Nesta terça-feira, o Fluminense celebra 70 anos da conquista da Copa Rio, torneio considerado, pelos tricolores, como o Mundial de Clubes da época, apesar de ainda não haver o reconhecimento oficial por parte da FIFA.

Chancelada por Jules Rimet, Stanley Rous e Ottorino Barassi, dirigentes da FIFA, a Copa Rio de 1952 teve esse nome pelo fato de a Prefeitura do Rio ser a sua principal apoiadora econômica. O torneio contou com oito participantes. Como, na ocasião, não havia Campeonato Brasileiro, o Fluminense (campeão do Rio de Janeiro, capital federal daquele período) e o Corinthians (campeão de São Paulo, estado mais importante da federação) foram os representantes do futebol brasileiro. Além deles, participaram Áustria Viena (Áustria), Corinthians, Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal), todos detentores dos títulos de seus respectivos paíseis.

A Copa Rio foi dividida em duas chaves. No Grupo A, disputado no Rio de Janeiro, com todos os jogos no Maracanã, o Fluminense estreou com um empate de 0 a 0 diante do Sporting. Na sequência, uma difícil vitória de 1 a 0 sobre O Grasshoper, gol marcado pro Marinho. O goleiro Castilho, porém, foi o grande destaque da equipe carioca após defender um pênalti.

Manchete descreve Fluminense como “campeão dos campeões” – Felipe Siqueira

O melhor, porém, veio na terceira partida. Contra o Peñarol, equipe que, praticamente, era a seleção uruguaia, campeã da Copa do Mundo disputada dois anos antes, no Brasil, derrotando os então anfitriôes por 2 a 1 em um Maracanã com mais de 200 mil presentes, o Fluminense fez uma exibição de gala e aplicou 3 a 0 no adversário. Os gols foram marcados por Marinho(duas vezes) e Orlando Pingo de Ouro.

Classificados do Grupo A, Fluminense e Peñarol enfrentariam, respectivamente, em duas partidas, Austria Vienna e Corinthians, oriundos do Grupo B, disputado em São Paulo. Atuando no Maracanã, o Tricolor eliminou os austríacos com duas vitórias: 1 a 0 (gol de Didi) e 5 a 2 (três gols de Orlando Pingo de Ouro, um de Quincas e um de Telê Santana, com Stojaspal e Pinckler descontando).

Na final, também em dois jogos realizados no Maracanã, o Flu encarou o Corinthians. No primeiro confronto, Orlando Pingo de Ouro e Marinho garantiram os 2 a 0 do Tricolor. No segundo, empurrados por mais de 66 mil pagantes, o Tricolor assegurou o título com um empate de 2 a 2. Didi e Marinho balançaram as redes corintianas. Nem os gols de Jackson e SOusinha para os paulistas atrapalharam a festa verde, branco e grená.

Jornal exibe feito do Fluminense em 1952 – Felipe Siqueira

Desde 2012, ano em que marcou os 60 anos da Copa Rio de 1952, o Fluminense vem fazendo uma série de ações para valorizar a conquista – o clube exibe a taça em sua sede com a inscrição “Campeão Mundial Copa Rio 1952”. No ano passado, a diretoria tricolor chegou a afirmar que faria uma nova solicitação junto à Fifa para ser reconhecido oficialmente como campeão mundial pelo título da Copa Rio de 1952. Com o apoio da CBF, o clube disse que tentaria novamente o dossiê para que a conquista seja reconhecida.

Related articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share article

Latest articles

Newsletter

Subscribe to stay updated.