Dança das cadeiras: apenas seis clubes da Série A não trocaram de treinador desde o início do Brasileirão

A constante troca de treinadores no futebol brasileiro fez mais duas vitimas. Na última segunda-feira (13), o Vasco anunciou a demissão de Jorginho, após 10 jogos. Na terça-feira (14) foi a vez de Rogério Micale deixar o comando do Paraná. Com eles já são foram 19 trocas em 18 rodadas de Campeonato Brasileiro. Dos 20 clubes que disputam a Série A da competição nacional, apenas seis mantiveram seus treinadores desde o início da competição: Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional e São Paulo.

Confira a lista de treinadores demitidos até a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Nelsinho Baptista* (Sport), Marcelo Chamusca (Ceará), Jorginho* (Ceará), Zé Ricardo* (Vasco), Guto Ferreira (Bahia), Enderson Moreira* (América-MG), Fábio Carille* (Corinthians), Alberto Valentim* (Botafogo), Abel Braga* (Fluminense), Jair Ventura (Santos), Ricardo Drubskcy (América-MG), Roger Machado (Palmeiras), Vagner Mancini (Vitória), Fernando Diniz (Atlético-PR), Marcos Paquetá (Botafogo), Gilson Kleina (Chapecoense), Claudinei Oliveira* (Sport), Jorginho (Vasco) e Rogério Micale (Paraná)

*Treinadores que pediram demissão.

Dos seis clubes da Série A que ainda não mudaram de técnicos durante o Campeonato Brasileiro, apenas três estão com o mesmo profissional desde o início da temporada: Cruzeiro, Grêmio e Internacional. O Atlético-MG iniciou o ano com Oswaldo de Oliveira. Hoje quem comanda o Galo é Thiago Larghi. O Flamengo, hoje treinado por Maurício Barbieri, iniciou 2018 com Paulo César Carpegiani. Já o São Paulo, que contou com Dorival Júnior no início da temporada, parece ter encontrado em Diego Aguirre o caminho das vitórias.

Quem está a mais tempo à frente de um clube da Série A é Mano Menezes. O treinador comanda o Cruzeiro desde 26 de julho de 2016. Essa é a segunda passagem do técnico clube mineiro. Sob o comando de Mano, a Raposa conquistou a Copa do Brasil (2017) e o Campeonato Mineiro (2018).

Em sua terceira passagem pelo Grêmio, Renato Portaluppi assinou com o clube gaúcho em 18 de setembro de 2016. Desde então o time passou a jogar “o melhor futebol do Brasil”. Foram quatro títulos: Copa do Brasil (2016), Copa Libertadores da América (2018), Recopa Sul-Americana e Campeonato Gaúcho (2018). Sob o comando de Renato,  Grêmio ainda foi vice-campeão mundial.

Odair Hellmann assumiu como treinador interino do Internacional em novembro de 2017 após a demissão de Guto Ferreira. Papito, como é conhecido pelo elenco, foi efetivado no inicio de 2018. Odair superou a desconfiança de parte da torcida colorada e hoje é um dos principais nomes do Inter na campanha do Campeonato Brasileiro.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa Cookies para aperfeiçoar a experiência dos leitores. Aceita continuar? Aceito Ler: Política de privacidade e cookies