Campeões mundiais de 2000 farão jogo festivo na preliminar da estreia do Corinthians no Paulistão

Nomes como Ricardinho, Vampeta e MArcelinho Carioca têm presenças confirmadas

A estreia do Corinthians no Campeonato Paulista acontece nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena de Itaquera, contra o Botafogo-SP, mas o torcedor tem um bom motivo para chegar mais cedo ao estádio. A partir das 19h30 (de Brasília), haverá uma preliminar envolvendo um amistoso entre os master do clube e um time formado por atletas que, em 2000, deram, ao Alvinegro de Parque São Jorge, o primeiro título de campeão mundial de clubes desde quando o torneio passou a ser organizado pela FIFA.

Dentre os ídolos corintianos daquela presença, já confirmaram presença o zagueiro Fábio Luciano, o volante Vampeta, os meias Ricardinho e Marcelinho Carioca, os atacantes Luisão e Edilson e o técnico Oswaldo de Oliveira.

O Mundial de Clubes de 2000 aconteceu no Brasil entre os dias 05 a 14 de janeiro. Ao todo, oito clubes participaram da competição, todos escolhidos baseados em conquistas alcançadas no ano de 1998: Corinthians (representante do país-sede por ser campeão brasileiro), Vasco (campeão da Taça Libertadores), Manchester United (campeão da Liga dos Campeões da Europa). Real Madrid (campeão da Copa Intecontinental), Necaxa (campeão da Concacaf [torneio das América Central, do Norte e da Região do Caribe]), Al-Nassr (time da Arábia Saudita, campeão da Supercopa da Ásia), Raja Casablanca (equipe de Marrocos e vencedor da Liga dos Campeões da África) e South Melbourne (clube australiano que levantou a taça da Liga dos Campeões da Oceania).

As equipes foram divididas em dois grupos de quatro. No Grupo A, com sede em São Paulo e jogos disputados no estádio do Morumbi, ficaram Corinthians, Real Madrid, Al-Nassr e Raja Casablanca. No Grupo B, sediado no Rio e partidas realizadas no Maracanã, estiveram Vasco, Manchester United, Necaxa e South Melbourne.

O Corinthians garantiu a presença na decisão ao ficar em primeiro na sua chave com duas vitórias (2 a 0 sobre Raja Casablanca e Al-Nassr) e um eletrizante empate de 2 a 2 diante do Real Madrid, com direito a histórico gol de Edilson, que colocou a bola entre as pernas do francês Karembeu antes de estufar as redes.

A final do Mundial de 2000 aconteceu no Maracanã e o Corinthians teve, como adversário, o outro brasileiro da competição: o Vasco, que tinha um elenco recheado de craques, dentre eles, a dupla de ataque formada por Edmundo e Romário. Depois de um empate sem gols tanto no tempo normal quanto na prorrogação, o título foi decidido nos pênaltis e, graças a uma defesa de Dida em cobrança de Alex Oliveira e uma bola jogada para fora por Edmundo, o Alvinegro de Parque São Jorge, esmo tendo a cobrança de Marcelinho Carioca parada pelas mãos de Hélton, comemorou o título em pleno Rio de Janeiro. O mundo, naquele instante, era preto-e-branco, representado pela figura de um Mosqueteiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa Cookies para aperfeiçoar a experiência dos leitores. Aceita continuar? Aceito Ler mais sobre isso

Políticas de privacidade e Cookies